Semanas da ‘Não violência’ e da ‘Segurança na Internet’

Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas de Jardim de Infância e de 1.º ciclo

No dia 30 de janeiro foi assinalado o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas.  Neste dia, pretendeu-se  alertar os alunos, os pais, os  professores e toda a comunidade, para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a paz e a  não violência.
Para comemorar este dia, os alunos do 3.º e 4.º anos de todas as escolas do Agrupamento António Sérgio receberam elementos da PSP que realizaram sessões sobre a não-violência. Alertaram para a necessidade de prevenir  comportamentos violentos, deram exemplos de  boa utilização da Internet e alertaram os alunos para os riscos associados à sua utilização.
Com o projeto “Newton gostava de ler”, os alunos do Pré-Escolar, 1.º e 2.º anos ouviram a história “As mãos não são para bater”, alertando-os para o facto de que “com as mãos podemos construir mas também podemos destruir”! Com elas somos capazes de fazer gestos muito simples e de fazer coisas extraordinárias!
Concluiu-se a atividade fazendo creme de mãos.
Por fim, os alunos fizeram trabalhos e cartazes sobre o tema.

Semana da Segurança na Internet na Escola EB 2.3 António Sérgio
Entre os dias 6 e 10 do mês de fevereiro,  realizou-se a “Semana da Segurança na Internet”, na Escola 2,3 António Sérgio, dinamizada pela professora bibliotecária, Graciete Monteiro, e pela professora de TIC,  Carla Soares.
No dia 8 de fevereiro realizaram-se três Workshops, dinamizados pela ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática), na pessoa da Dra. Fernanda Ledesma, nos quais participaram todos as turmas do 6.º ano, num total de 252 alunos e cerca de 18 professores acompanhantes. Os alunos mostraram-se bastante recetivos ao tema participando ativamente nas questões colocadas pela dinamizadora da sessão.
Na Biblioteca da Escola foram dinamizadas sessões para os alunos do 5.º ano, orientadas pelas professoras Bibliotecária e de TIC, com o apoio de alguns tutores da Biblioteca, abrangendo um total de 225 alunos, acompanhados por 10 professores, diretores de turma, de Formação Cívica, entre outros. Os alunos foram alertados para os perigos inerentes à utilização da Internet,  tiveram a oportunidade de colocar questões e contar “pequenos episódios” que conheciam sobre o tema. Todos participaram com bastante entusiasmo nestas sessões, tendo voltado mais tarde à Biblioteca para realizarem alguns jogos educativos do Portal Segura Net e  trabalhos alusivos ao tema.
Nas aulas de TIC dos 7.º e 8.º anos e nas turmas do CEF 1 e CEF 2 foram realizadas, pela docente da disciplina, ações de sensibilização sobre o tema, sendo posteriormente debatidas algumas questões. Os alunos mostraram-se muito interessados e participaram com entusiasmo no debate que se seguiu.Estas semanas de intensa atividades em todo o Agrupamento, envolveram praticamente todas as turmas de todos os anos e ciclos de estudo e revelaram-se momentos de grandes debates e aprendizagens. O saldo final traduz-se num resultado bastante positivo.
A Professora Bibliotecária
Graciete Monteiro