Informação aos pais, encarregados de educação e alunos

Assunto: Organização /Lançamento do Ano Letivo

• Atendendo às orientações da DGEstE, DGE e DGS, houve a necessidade de organizar os horários escolares de forma a acomodar a carga horária da matriz curricular e reduzir, em simultâneo, o número de pessoas na escola sede condição essencial para o cumprimento das orientações acima referidas.
  • O Agrupamento definiu o regime presencial como o de regra de funcionamento. Assim, no próximo ano letivo os horários de funcionamento serão os seguintes:

A. Pré-escolar – das nove horas às quinze horas;

B. 1.º Ciclo – Primeiro ano de escolaridade: das nove horas às dezasseis horas e quinze minutos; Segundo ano de escolaridade: das nove horas e quinze minutos às dezasseis horas e trinta minutos; Terceiro ano de escolaridade: das dez horas às dezassete horas e quinze minutos; Quarto ano de escolaridade: das dez horas e quinze minutos às dezassete horas e trinta minutos.

C. Segundo e Terceiro Ciclos, no turno com maior incidência, o da manhã, terão o essencial das aulas, os sexto, oitavo e nono anos de escolaridade; no turno com maior incidência de tarde, os quinto e sétimo anos de escolaridade.

D. As atividades letivas iniciam-se às oito horas e dez minutos no turno de manhã e terminam às dezassete horas e cinquenta e cinco minutos no turno da tarde, excluindo o Desporto Escolar.

• Por necessidade de cumprimento do currículo e/ou apoio educativo as turmas poderão ter alguns tempos letivos no turno oposto.
  • No sentido de prevenir o contacto entre alunos de várias turmas determina-se que só é possível a permanência dos alunos na escola de acordo com o horário semanal da turma.
  • No dia catorze de setembro serão afixadas, em todas as escolas, as listas de constituição das turmas e respetivos horários.
  • O início das atividades com cumprimento do horário será o dia dezassete de setembro.
  • No dia dezasseis de setembro procederemos à receção dos encarregados de educação e crianças do primeiro ano da Educação Pré-Escolar; dos encarregados de educação e alunos do primeiro e quinto anos de escolaridade. Estas atividades de receção serão cuidadosamente planeadas de forma a prevenir possibilidade de confluência entre as diversas turmas. A sua calendarização será dada a conhecer oportunamente.
  • No regresso às atividades escolares existem regras que deverão ser, por todos, escrupulosamente respeitadas. Salientamos o uso de máscara, obrigatória a partir do 2.º Ciclo sem distinção de idade, tanto em espaços fechados como em espaços ao ar livre. A não utilização de máscara só é permitida durante a refeição e nas atividades de Educação Física/Desporto Escolar.
  • Todas as orientações relativas ao respeito pelas distâncias de segurança e práticas de higiene serão apresentadas aos alunos.
  • O Agrupamento atualizou o seu Plano e Contingência e foi elaborado um Plano de Atuação para situações de transição para o regime misto e não presencial do ensino.
  • Foi também elaborado um Plano de Atuação para a recuperação das aprendizagens essenciais. Estes documentos encontram-se publicados na página de internet do Agrupamento, no separador Documentos.
  • Em todas as escolas existe um reforço de higienização de espaços comuns, WC e superfícies de contacto, bem como uma sinalética que permita orientar os alunos de forma a ser respeitado o distanciamento social recomendado.
  • Toda a informação irá sendo atualizada e publicada na página de internet do Agrupamento.

Com os melhores cumprimentos,
José Manuel Neves